segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Espécies de Afalto

Asfalto

A palavra "asfalto" se originou do antigo acádico "asphaltu" ou "sphallo" que significa esparramar. Posteriormente, devido a sua utilização como material aglutinante, passou a significar firme, estável, seguro. De um passado distante até o presente, o asfalto tem sido usado como um cimento para colar, revestir e impermeabilizar. É na verdade um dos mais versáteis produtos da natureza. O asfalto é um dos mais antigos materiais da natureza, sendo usado desde os primórdios da civilização. O asfalto pode ser natural (sigla AN) ou obtido da destilação do petróleo (sigla AP):
  • Asfalto Natural (AN):o petróleo surge na superfície da terra e sofre uma espécie de destilação natural pela ação do vento e do sol, que retiram os gases e óleos leves, deixando um resíduo muito duro que é o asfalto natural. A ocorrência mais famosa de asfalto natural localiza-se na ilha de Trindade, no Caribe, e que até início do século XX abasteceu todo o mercado americano de ligantes asfálticos usados em pavimentação.
  • Asfalto de Petroleo (AP): obtido como resíduo da destilação do petróleo, bem mais abundante e barato. Nas torres de destilação, a parcela mais pesada do petróleo produz nafta (derivados da gasolina), querosene e diesel.

COMENTÁRIO:

Não poderámos investir em pesquisa e tecnologia para usarmos matéria prima de fontes renováveis? Sabemos que há o recapeamento de vias usando pneus em sua fórmula. Não poderíamos usá-lo no anel, reduzindo os impactos ambientais do uso do asfalto clássico?

Postado por GUSTAVO VERSIANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário